Skip to main content

Foi sancionada a lei que cria a tarifa social de água e esgoto para pessoas de baixa renda (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Amazônia Legal abriga 29 dos 50 municípios com os piores indicadores de saneamento básico do país, segundo o “Ranking do Saneamento 2025” da GO Associados, encomendado pelo Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça-feira (15).

Entre os 50 municípios mais mal colocados no levantamento, 58% estão na Amazônia Legal, que engloba nove estados do Norte e parte do Centro-Oeste e Nordeste. Cidades como Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Belém (PA), Macapá (AP) e Boa Vista (RR) figuram na lista. No total, a região reúne quase 8 milhões de habitantes nessas localidades.

Leia também

Paradisíaca Santarém, no Pará, é a cidade brasileira com o pior saneamento básico

Relatório do Instituto Trata Brasil revela que municípios da Amazônia concentram as piores notas; Belém, sede da COP30, também está na lista

Campinas é a cidade com o melhor saneamento do Brasil; veja as 10 primeiras

Levantamento do Instituto Trata Brasil e GO Associados coloca Campinas na liderança; município se destaca com índices acima de 95% em água e esgoto e nota quase máxima na avaliação geral

O ranking avaliou os 100 maiores municípios brasileiros em população, com base em indicadores como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos no setor e perdas de água na distribuição. A edição 2025 do estudo usou dados consolidados de 2022 do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

O estudo destaca que os municípios da Amazônia Legal enfrentam maiores desafios para a universalização do saneamento. “A concentração de municípios da Amazônia Legal entre os piores evidencia a desigualdade regional no acesso a esses serviços essenciais”, afirma o relatório.

A ausência de políticas públicas eficazes e de investimentos sustentáveis tem sido um entrave para o avanço da infraestrutura sanitária na região. De acordo com o estudo, cidades localizadas na Amazônia Legal apresentaram indicadores significativamente inferiores à média nacional em praticamente todos os quesitos analisados.

Além do impacto à saúde pública e à qualidade de vida, a precariedade do saneamento nessas áreas compromete a preservação ambiental da própria floresta, segundo os organizadores do levantamento.

A GO Associados e o Instituto Trata Brasil destacam a necessidade de ações específicas e recursos direcionados para reverter o cenário de desigualdade e garantir os direitos básicos à população amazônida.

Veja as 10 cidades com os PIORES saneamentos do Brasil:

Posição no Ranking Cidade Estado
100 Santarém PA
99 Porto Velho RO
98 Macapá AP
97 Rio Branco AC
96 Belford Roxo RJ
95 Belém PA
94 São Gonçalo RJ
93 Ananindeua PA
92 Várzea Grande MT
91 São Luís MA
90 Duque de Caxias RJ

Fonte: Fonte: Instituto Trata Brasil / GO Associados – Ranking do Saneamento 2025

Veja as 10 cidades com os MELHORES saneamentos do Brasil:

Posição no Ranking Cidade Estado
1 Campinas SP
2 Limeira SP
3 Niterói RJ
4 São José do Rio Preto SP
5 Franca SP
6 Aparecida de Goiânia GO
7 Goiânia GO
8 Santos SP
9 Uberaba MG
10 Foz do Iguaçu PR

Fonte: Fonte: Instituto Trata Brasil / GO Associados – Ranking do Saneamento 2025

The post Amazônia concentra 58% das cidades com o pior saneamento no Brasil; veja ranking appeared first on InfoMoney.