Skip to main content

Paraisópolis, comunidade localizada na zona sul de São Paulo, enfrenta temperaturas até 8°C mais altas que o bairro vizinho Morumbi, segundo estudo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie. As informações são do portal UOL.

O fenômeno, conhecido como ilha de calor, ocorre devido à ausência de áreas verdes e ao tipo de construção predominante na região, que retém mais calor.

Além do impacto no conforto e na saúde, o fenômeno das ilhas de calor também influencia o clima local, contribuindo para a formação de nuvens e chuvas intensas.

Leia também

Mudança climática é “ameaça existencial”, diz alta corte da ONU em parecer histórico

O parecer da Corte Internacional de Justiça, também conhecida como Corte Mundial, provavelmente determinará o curso das futuras ações climáticas em todo o mundo

Especialistas alertam que o aumento da temperatura média global potencializa as ondas de calor, tornando-as mais frequentes e intensas.

Pessoas com doenças crônicas, idosos e crianças são as mais vulneráveis aos efeitos do calor extremo, que pode levar a desidratação e choque térmico.

Pesquisadores defendem a ampliação de áreas verdes e o planejamento urbano que priorize o sombreamento e o uso de materiais que absorvam menos calor para combater o problema.

The post Paraisópolis, em SP, registra temperatura até 8°C mais alta que vizinho Morumbi appeared first on InfoMoney.