Skip to main content

A Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou um pedido de desculpas na segunda-feira (28), após divulgar nas redes sociais uma imagem feita incorretamente de Alberto Santos Dumont, importante figura da história da aviação.

A imagem mostrava o inventor no comando do 14-Bis, com a frente do avião virada para trás, e Santos Dumont aparecia sentado na parte que seria a cauda.

A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA) e compartilhada no dia 20 de julho como parte de uma homenagem pelos 152 anos do nascimento do aviador. O voo do 14-Bis, realizado em 1906, foi o primeiro objeto mais pesado que o ar a decolar.

A AEB explicou o erro e reconheceu a falha: “Na postagem comemorativa pelos 152 anos de Santos Dumont, veiculada em nossas redes no dia 20 de julho, nós utilizamos uma imagem gerada por inteligência artificial. A proposta era prestar uma homenagem visual ao inventor, mas o resultado apresentou inconsistências históricas na representação do 14 Bis, notadamente em sua estrutura e proporções”.

O texto ainda reforça o compromisso da instituição com a preservação da história: “Desta maneira, reconhecemos o equívoco e pedimos desculpas pelo inconveniente. Nosso objetivo sempre foi valorizar a memória de Santos Dumont e promover o conhecimento científico com seriedade e respeito à história”.

Veja a publicação completa:

The post Estatal pede desculpas por homenagem a Santos Dumont feita por IA appeared first on InfoMoney.