
Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Taxa de administração do consórcio x juros do financiamento

Na tentativa de conquistar o sonho da casa própria com a taxa de juros básica do país em 15%, muitos se deparam com duas modalidades comuns de aquisição: o consórcio imobiliário e o financiamento. Embora ambos sejam formas de parcelar o valor do imóvel, eles funcionam de maneiras bastante distintas, especialmente no que diz respeito aos custos financeiros envolvidos, como a taxa de administração e os juros – e a sua relação com a Selic.
No consórcio imobiliário, o participante paga uma taxa de administração, que é um percentual fixo cobrado pela empresa que gerencia o grupo. Essa taxa remunera a administradora pelos serviços prestados, como organização das assembleias, gestão financeira e operacional do grupo. Ela é diluída nas parcelas mensais e não varia conforme a taxa básica de juros da economia, a Selic. Ou seja, a taxa de administração é definida no contrato e permanece constante durante o prazo do consórcio. Atualmente a média das taxas de administração de consórcios de imóveis variam entre 15% e 20% do valor total do crédito.
Já no financiamento imobiliário, o custo principal são os juros, que é o valor cobrado pelo banco pelo empréstimo concedido para a compra do imóvel. Os juros podem ser fixos ou variáveis, e geralmente são influenciados diretamente pela Selic – quando ela sobe, os juros dos financiamentos tendem a aumentar, elevando o custo das parcelas e o valor total pago pelo imóvel.
Atualmente, com a Selic em 15%, os juros do financiamento imobiliário têm variado entre 11,50% e 13,50% ao ano.
Confira na reportagem o cálculo completo.
Para assinar gratuitamente a newsletter InfoMorning, clique aqui |
Agenda do dia |
---|
9h Vendas no varejo (PMC) em junho (IBGE) 10h 14h30 |
The post InfoMorning: Taxa de administração x juros; reação às tarifas; caso Ultrafarma e mais appeared first on InfoMoney.