João Ricardo Mendes, ex-CEO da Hurb, foi solto após passar 88 dias preso preventivamente na Penitenciária Evaristo de Moraes, no Rio de Janeiro. A decisão, tomada pelo juiz André Felipe Veras de Oliveira, da 32ª Vara Criminal do Rio, determinou o uso de tornozeleira eletrônica e a entrega do passaporte, além de restringir a saída do estado sem autorização. As informações são do jornal O Globo.
A Justiça também instaurou um incidente de insanidade mental para avaliar a condição psicológica de Mendes no momento dos crimes. A defesa apresentou laudo do psiquiatra Luiz Alberto Py, que aponta evolução de bipolaridade para psicose maníaco-depressiva, justificando a necessidade da perícia.
Mendes foi preso preventivamente por furto qualificado, após ser flagrado roubando obras de arte e objetos em um shopping e um hotel na Barra da Tijuca. A Justiça proibiu sua entrada nos locais envolvidos.
Além das medidas de monitoramento, a defesa se comprometeu a manter o empresário sob acompanhamento clínico diário, com relatórios periódicos sobre seu estado de saúde. Mendes também está proibido de frequentar determinados locais relacionados aos crimes.
Quem é João Ricardo Mendes
João Ricardo começou a empreender aos 18 anos, com uma barraca de bebidas na Praia do Pepê, no Rio de Janeiro. Em 2011, fundou o Hotel Urbano, posteriormente rebatizado como Hurb, em meio ao boom das compras coletivas no Brasil.
Durante a pandemia da Covid-19, a empresa enfrentou uma crise: vendeu pacotes de viagem abaixo do valor de mercado, o que gerou dificuldades no cumprimento dos contratos após a reabertura do setor.
Em 2023, João Ricardo protagonizou polêmicas em grupos de WhatsApp ao ameaçar e xingar clientes que reclamavam da empresa. Chegou a divulgar dados pessoais de consumidores e foi acusado de expor clientes a situações de risco. Após a repercussão negativa, renunciou ao cargo de CEO.
O empresário também foi alvo de uma denúncia de um ex-funcionário, que o acusou de ameaças, injúria racial, humilhação e calúnia. Além disso, recentemente viralizou nas redes sociais um vídeo em que ele aparece correndo atrás do filho da atriz Luana Piovani com um lança-chamas de brinquedo. Luana afirmou ter ficado “estarrecida” com as imagens.
The post Com tornozeleira, ex-CEO da Hurb é solto após 88 dias de prisão preventiva appeared first on InfoMoney.