Skip to main content

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desativou uma antena que enviava mensagens de golpe para celulares em São Paulo. Esta é a quinta desativação de uma estação clandestina de Serviço Móvel Pessoal (SMP), conhecida como “ERB Fake”, em funcionamento na capital paulista este ano.

A estação era utilizada para aplicar golpes por meio do envio de SMS. A investigação foi iniciada na quinta-feira (10) e a fiscalização e apreensão do sistema fraudulento aconteceu na sexta (11).

Além da piora no serviço de telefone móvel, a empresa de telecomunicações recebeu relatos de diversos casos de mensagens suspeitas, supostamente enviadas por uma instituição bancária.

Leia também

Juíza demitida por copiar sentenças alega dificuldade por ser mãe de criança com TEA

Angélica Layoun foi demitida sob a acusação de utilizar uma decisão padrão para disparar cerca de 2 mil despachos em processos cíveis

Mensagens como “Seus pontos vencem hoje” Troque por milhas ou produtos eletrônicos” apareceram diversas vezes. O golpe teria a finalidade de convencer as vítimas a enviar dados sigilosos pessoais e bancários.

O sinal suspeito vinha de uma área residencial próxima ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. Utilizando uma plataforma de Drive Test, agentes da Anatel percorreram a região e identificaram um sinal clandestino dentro de um condomínio residencial localizado próximo à Avenida dos Bandeirantes, mais especificamente em um apartamento do 13º andar.

Diante da confirmação do funcionamento da estação clandestina, os fiscais da Anatel acionaram a Polícia Civil. Os policiais entraram no imóvel, constataram o flagrante e desativaram imediatamente o sinal. Segundo a Anatel, todos os equipamentos utilizados na fraude foram apreendidos.

The post “ERB Fake”: Como funciona a antena clandestina usada para aplicar golpes de SMS em SP appeared first on InfoMoney.