Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia, reencontrou a Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force) na Expert XP 2025, que aconteceu na última sexta-feira (25). A força-tarefa foi criada por ele em 2008 e é a maior rede governamental subnacional do mundo focada em florestas e clima.
A reunião contou com a participação dos governadores Wilson Lima (Amazonas), Helder Barbalho (Pará), Marcos Rocha (Rondônia), além dos secretários de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti (Mato Grosso), Marcello de Lima Lellis (Tocantins) e Eduardo Taveira (Amazonas).
Leia mais: Se Schwarzenegger pudesse dar um conselho, certamente seria: “Tenha um objetivo”
Durante o encontro, os líderes estaduais reforçaram a importância do GCF como espaço de cooperação para criar e aplicar políticas que aliem preservação ambiental com desenvolvimento econômico sustentável. A proposta é promover uma Nova Economia Florestal, baseada em uma economia de baixo carbono e mais igualdade social.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou: “Os governos regionais devem ser protagonistas para dar resposta à crise climática. É preciso criar um ecossistema mais justo e fazer com que os recursos cheguem a quem luta para preservar a natureza”.
Helder Barbalho, governador do Pará, seguiu na mesma linha: “O compromisso ambiental só andará se houver também compromisso social. O mundo precisa compreender isso”. Já o governador de Rondônia ressaltou: “A população de Rondônia, de 2 milhões de habitantes, deseja essa conciliação”, referindo-se ao equilíbrio entre conservação e produção.
Schwarzenegger compartilhou experiências de sua gestão na Califórnia, onde promoveu energias renováveis e reduziu a poluição. “Na época, fomos o único estado que reduziu a poluição em 25% e ampliamos o uso de energias renováveis significativamente. Isso independente do governo federal”, relembrou.
COP30
Sobre a COP30, que será realizada em Belém (PA), Schwarzenegger afirmou que o evento representa uma chance de reforçar o papel dos governos locais nas decisões globais sobre o clima.
“Nós sabemos que temos a responsabilidade de atuar localmente. O poder está nos níveis estadual e municipal. A COP deveria ter um dia dedicado aos governos subnacionais”, sugeriu.
Em 2008, o grupo foi lançado com dez estados dos EUA, Brasil e Indonésia. Hoje, já são 45 governos subnacionais em 11 países, cobrindo toda a Amazônia brasileira e peruana, 75% da floresta boliviana e boa parte das florestas do México e da Indonésia.
O governador Wilson Lima também destacou o avanço do grupo desde sua fundação, reforçando que a expansão foi o que levou a criação de políticas públicas que tratam as florestas como uma solução central para a crise climática, não como um obstáculo ao desenvolvimento. Ele também mencionou o Plano de Ação de Manaus, lançado em 2022, que pretende reduzir o desmatamento em até 80% nos estados-membros.
Durante a reunião, também foi relembrado o encontro anual do GCF, realizado em maio em Rio Branco (AC), que discutiu temas como o combate a incêndios, o apoio a comunidades indígenas, a luta contra o crime nas florestas e a redução da pobreza.
The post Schwarzenegger se reúne com governadores e discute COP30 na Expert XP appeared first on InfoMoney.